29.9.11

Lágrimas ricas.


Certo dia, ouvi dizer que dinheiro é tudo na vida. Fiquei decepcionada. Ainda mais, por ter escutado de uma criança.
Lembrei de uma parte do livro O Caçador de Pipas de Khaled Hosseini em que Amir, uma criança que gosta de escrever, contou uma de suas histórias à Hassan, seu criado e melhor amigo.
"...Um homem que encontra um cálice mágico e fica sabendo que, se chorar dentro dele, suas lágrimas vão se transformar em pérolas. Mas, embora tenha sido um homem muito pobre, ele era feliz e raramente chorava. Tratou então de encontrar meios de ficar triste para que suas lágrimas pudessem fazer dele um homem rico. Quanto mais acumulava pérolas, mais ambicioso ficava. A história terminava com o homem sentado em uma montanha de pérolas, segurando uma faca na mão, chorando inconsolável dentro do cálice e tendo nos braços o cadáver da esposa que tanto amava." Mais tarde, Hassan perguntou à Amir: "Bem, o que eu poderia perguntar é por que o homem matou a esposa. Na verdade, por que ele precisava estar triste para derramar lágrimas? Será que não podia simplesmente cheirar uma cebola?"
Pensei nisso, e me pergunto: que mundo é esse em que trocam pessoas por dinheiro e amor por pérolas?
Precisa mais do que amor, conforto e felicidade? É mesmo necessário ter poder e milhões na conta bancária?
Pessoas matam por dinheiro e nem pensam nas besteiras, nas dores, na consciência (que, talvez, não têm). Só pensam em mandar nos outros e não pensam que, os outros, podem fazer o mesmo que ela fez por riqueza.
ACORDE! Dinheiro não é tudo. Ame, sonhe, viva e valorize o que tem. Pare de pensar que é o pior e que todos são mais felizes que você. O dinheiro não vale nada, apenas vale o que você batalhou para ganhá-lo.

6 comentários:

  1. Isso realmente é triste. A sociedade de hoje está extremamente consumista ):
    Nada é como antes, às vezes eu penso que os antigos valores foram esquecidos mas depois reflito que talvez o que aconteceu é que os próprios valores são outros. :/
    A imagem que você colocou está bem criativa (notei a lágrima).
    Belo post para reflexão, quem dera se todos pensassem assim...
    Boa noite! (:

    http://refugiopcional.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Fato..Sociedade consumista é tenso..

    Todo mundo se importando em ficar triste para ganhar cada vez + e + notas de papel que hoje é a base de tudo.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, realmente concordo com vc, ultimamente as pessoas só pensam em dinheiro e nada mais, quanto mais tem mais qrem ter. Parabéns pelo blog e pelo texto. Estou te seguindo, segue de volta?

    http://odiariodaborboleta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu blog
    O pior é que, para muitos, amor, felicidade e bem-estar, são sinônimos de acúmulo de dinheiro. Não há muito que se esperar de pessoas assim.

    ResponderExcluir
  5. Como o ser humano tem atriste manis de só dar valor depois que perde acabamos fazendo besteira.

    ResponderExcluir
  6. seguindo seu blog flor se puder segue o meu de volta www.bugigangazdanet.blogspot.com

    ResponderExcluir